Mentes Depressivas

Mentes depressivas - As três dimensões da doença do século é escrito pela Ana Beatriz Barbosa, autora dos best-sellers Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado, Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras, Bullying: mentes perigosas nas escolas e Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Com mais de 2 milhões de livros vendidos, a aclamada escritora é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais e realiza palestras e consultorias em todo o país.
Baseada em sua ampla experiência clínica em comportamento humano e psiquiatria, além de estudos e pesquisas recentes, Ana Beatriz Barbosa desmistifica a doença considerada um problema de saúde pública. Com linguagem envolvente e acessível a um público amplo, a autora aborda a depressão de maneira inovadora por meio das dimensões que a estruturam, a física, a mental e a espiritual.
Pesquisas comprovam que os índices de pessoas acometidas por quadros de depressão clínica aumentam a cada ano. Contudo, a falta de informação sobre o assunto impede o diagnóstico e impossibilita o tratamento adequado e eficaz contra o sofrimento crônico.Os capítulos de Mentes depressivas abordam as diferentes faces da depressão, suas causas, sintomas e tipos, como a depressão infantojuvenil, aquelas que acometem pessoas na terceira idade e a depressão feminina, que acontecem principalmente durante o período pós-parto ou na menopausa. Na obra, Ana Beatriz ajuda a compreender a fundo o problema e apresenta estratégias para a recuperação e os tratamentos existentes.Estudos científicos atuais revelam que 90% dos casos de suicídio estão associados a transtornos mentais que, se fossem corretamente diagnosticados e adequadamente tratados, evitariam um número significativo de perdas vitais. Por esse motivo, a autora dedica parte do livro para analisar o assunto, que ainda é considerado um tema tabu e tratado com preconceito e ignorância.

Ana Beatriz Barbosa Silva
Psiquiatra, palestrante e escritora brasileira, com pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nascimento: 30 de março de 1966 (51 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Cintia Rosini

Atriz e locutora. Formada em Teatro pela Anhembi Morumbi, trabalhou em diversas companhias em SP quando decidiu fazer uma especialização em teatro corporal e mimica pelo Studio Magenia em Paris.

Depois de formada trabalhou como palhaço em alguns países da África no Circo Il Florilegio, circo nacional Italiano da Família Togni. Hoje de volta a SP trabalha com dublagem, stand up comedy e como atriz em algumas Companhias de teatro!